Cetose – O Que é, e Como Se Faz a Cetose

A cetose é conseguida com a Dieta Cetogênica, e é uma das formas mais eficazes de queimar gordura no corpo, além de ser totalmente natural.
Com a cetose você terá a queima de gordura a todo instante, e isso sem ter que ficar fazendo horas de exercícios físicos.

O bom é que a cetose acontece em todos os organismos, mas para que a cetose aconteça, tudo depende da quantidade de carboidratos que a pessoa ingere.

Como conseguir fazer a Cetose

Antigamente era muito mais fácil se conseguir fazer a cetose até de uma forma natural, pois não existia essa grande quantidade de carboidratos existentes hoje em dia.

Não se encontravam as quantidades de massas, como pães, bolos, pizzas, etc… E também outros carboidratos como açúcares em grandes concentrações encontrados em sorvetes, doces, bombons, etc.

Quando você não come carboidratos que irão se transformar em glicose, o seu corpo tem um combustível natural e pouco conhecido que é chamado de corpos cetônicos.

E ao contrário do que se imagina, nossos organismos funcionam muito bem com os corpos cetônicos, ou seja, sem a glicose.

Hoje, com a nossa cultura na dieta moderna, é muito fácil ingerir carboidratos em nossa dieta diária, esse processo do nosso organismo criar corpos cetônicos é muito mais difícil.

Você consegue fazer a cetose facilmente fazendo dietas com baixos teores de carboidratos, as famosas dietas low carb.

A Dieta Cetogênica é famosa por ser uma dieta low carb.

Origem dos Corpos Cetônicos no Corpo

A cetose ocorre com a quebra de gorduras corporais, esse processo é chamado cetogênese, ocorrendo em duas situações:
1º Quando as quantidades de estoques de glicose no organismo estiver escassa, provenientes da alimentação, ou do glicogênio que é uma forma que o organismo faz para armazenar glicose em no nosso corpo.

2º Quando no seu sangue você estiver excesso de glicose, e assim seu organismo fica sem capacidade de armazenar o glicogênio no fígado e nos músculos, e em ambos os casos o nosso corpo precisa de uma fonte energética, assim ele vai quebrar as gorduras corporais para obter os corpos cetônicos.

Para ter uma cetose naturalmente é necessário ter em sua dieta baixa ingestão de carboidratos, consumo moderado de proteínas, e níveis elevados de gorduras.

Mesmo ingerindo gorduras, isso não significa que você estará induzindo a produção de altos picos de insulina, pois você estará comendo pouco carboidrato.

Devem-se ter cuidado na ingestão de proteínas quando consumidas em excesso, como algumas dietas propõem como a dieta das proteínas, pois as mesmas também podem ser convertidas em glicose.

Assim essas dietas das proteínas faz com que seu corpo saia da cetose, portanto para se estar sempre em cetose, o consumo das proteínas devem serem moderados.

Dessa forma vai ser reduzido consideravelmente o açúcar e o glicogênio estocados, e assim também os níveis de insulinas vão cair, e dessa forma a energia que será usada vai ser tanto da gordura acumulada, como a gordura da dieta.

Várias dietas além da dieta cetogênica criam a cetose como a Dieta Paleo, e a Dieta Atkins, que são dietas low carb, assim todas essas dietas provocam um processo de queima de gordura por 24 horas por dia.

Tipos de Cetose

Existem dois tipos de cetose, e vou explicar cada uma delas, pois as mesmas tem funções diferentes em nosso corpo.

O primeiro tipo de cetose é a cetose nutricional, que nada mais é que induzir ela por meio da alimentação com baixos teores de carboidratos.

O segundo tipo de cetose é a cetoacidose diabética, que ocorre basicamente em pacientes diabéticos tipo 1 que não conseguem produzir insulina.

Como não há insulina, a glicose não consegue entrar na célula, assim ficando em níveis muito elevados no sangue, e assim o corpo precisa de energia produzindo corpos cetônicos.

Nesse caso há um desregulamento nos níveis de corpos cetônicos e podendo alterar os níveis de ph do sangue e assim colocando até em risco a vida desse paciente com diabetes.

Portanto se você não tem diabetes, é praticamente impossível provocar níveis tão altos de corpos cetônicos a ponto de causar a cetoacidose.

Saiba mais: http://dietacontracancer.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *